Notas Biográficas

Soraya Genin (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa)

Professora Auxiliar do ISCTE-IUL. Doutora em Engenharia (Katholieke Universiteit Leuven, 2014). Investigadora e autora de publicações de referência sobre a estereotomia e a construção de abóbadas nervuradas em Portugal e na Europa. Especialista em Conservação e de Monumentos e Sítios Históricos (Katholieke Universiteit Leuven, 1995). Coordenadora do inovador Curso Internacional de Práticas da Arquitetura, “Construções em Pedra” em que arquitectos e engenheiros trabalham o material e participam na construção de uma estrutura em pedra, sob direcção e orientação de canteiros e investigadores em estereotomia, promovendo a interdisciplinaridade entre Técnicas de Construção e Metodologia de Projecto, e entre Construção e Conservação.

Helder Carita (IHA – Universidade Nova de Lisboa)

Professor da Escola de Artes Decorativas da Fundação Ricardo Espírito Santo e pós-doutorando do Instituto de História de Arte da FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Doutor em História da Arquitetura e Urbanismo (Universidade do Algarve, 2007). Investigador de referência em História da Arquitetura nos espaços de colonização portuguesa dos períodos dos sécs. XVI-XVIII, em particular na Índia e no Brasil. Autor de estudos fundamentais sobre a relação das ordenações reais e a história da construção em Portugal e nas regiões de influência portuguesa.

Arnaldo Sousa Melo (Lab2PT  - Universidade do Minho)

Professor Auxiliar do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Doutor em História (Universidade do Minho, 2009). Doutor em História Medieval (Universidade do Minho e École des Hautes Études en Sciences Sociales - Paris, 2009). Investigador do Lab2PT - Laboratório de Paisagens, Património e Território (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória) / Pólo Universidade do Minho. Especialista e autor de numerosas publicações de referência no estudo da organização da produção e do trabalho, técnicas, equipamentos e organização do espaço urbano medieval. Com Maria do Carmo Ribeiro organizou os colóquios internacionais sobre História da Construção: “A população dos construtores” (2010)”, “Técnicas e materiais” (2011), “Arquitetura e Técnicas Construtivas” (2012) e “Perspectivas actuais”.

Maria do Carmo Ribeiro (Lab2PT  - Universidade do Minho)

Professora Auxiliar do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Doutora em Arqueologia (Universidade do Minho, 2008). Investigadora do Lab2PT - Laboratório de Paisagens, Património e Território  (Universidade do Minho). Autora de diversas publicações sobre as formas de construir no Períodos tardo-romano e medieval. Com Arnaldo Sousa Melo organizou os colóquios internacionais sobre História da Construção: “A população dos construtores” (2010)”, “Técnicas e materiais” (2011), “Arquitetura e Técnicas Construtivas” (2012) e “Perspectivas actuais”.

José de Monterroso Teixeira (Universidade Autónoma de Lisboa)

Professor Auxiliar do Departamento de Arquitetura da Universidade Autónoma de Lisboa. Doutor em História (Universidade Autónoma de Lisboa, 2012). Presidente do OPART - Organismo de Produção Artística - E. P. E., que integra o Teatro Nacional de São Carlos e a Companhia Nacional de Bailado. Especialista da História da Arquitectura Barroca e do período Neoclássico em Portugal. Autor de diversas obras sobre História da Arte e História da Arquitectura, como «os dedicados aos Palácios da Ajuda e da Palhavã, os textos relativos à iconografia azulejar barroca de Lisboa ou a obra arquitectónica e escultórica do Aleijadinho. Tem investigado e publicado sobre programas construtivos portugueses emblemáticos como a Capela Real do Paço de Vila Viçosa ou o Teatro Nacional de São Carlos. Comissário da Exposição “O triunfo do barroco”, que representou Portugal na Europália de 1991. Foi Director do Centro de Exposições do Centro Cultural de Belém de 1993 a 1996 e do Museu da Fundação Ricardo Espírito Santo Silva. De 2002 a 2006, foi Director Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa.

António Gago (Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa)

Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. Doutor em Engenharia Civil (IST, 2004). Investigador do Instituto de Engenharia de Estruturas, Território e Construção (ICIST). Especialista de referência na análise estrutural de arcos, abóbadas e cúpulas. Participante de diversos projectos de investigação internacionais e autor de inúmeras publicações neste tema e no reforço sísmico de estruturas históricas. Presidente executivo e membro fundador da SPEHC – Sociedade Portuguesa de Estudos de História da Construção.

Teresa Cunha Ferreira (CEAU – Faculdade de Arquitetura, Universidade do Porto)

Investigadora Auxiliar FCT do Centro de Estudos em Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, no Grupo Património da Arquitectura, da Cidade e do Território (PACT), no âmbito do qual tem participado em projectos de investigação, sendo autora de diversas publicações nacionais e internacionais. Doutora em Arquitetura pelo Politécnico de Milão (em co-tutela com a FAUP), com a tese “Alfredo de Andrade (1839-1915) em Portugal: cidade, património e arquitectura”, concluída em 2009.  Experiência profissional na Direcção Regional de Monumentos e Edifícios do Norte (DREMN-DGEMN) e na Soprintendenza per i Beni Architettonici e il Paesaggio di Milano (SBAPMI), entre outras colaborações e projectos. Desenvolveu actividade decente no Politécnico de Milão (2007/2008) e, actualmente, é Professora Convidada na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho e no Programa de Doutoramento da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Membro do Conselho de Administração do ICOMOS-Portugal.

José Aguiar (CIAUD -Faculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa)

Arquitecto, Professor Associado da FAULisboa na área de Projecto de Arquitectura, Urbanismo e Design. Doutor em Conservação Arquitectónica (com tese desenvolvida no LNEC e defendida na Universidade de Évora em 1999). Foi Investigador Auxiliar do LNEC durante vinte anos com produção de referência no campo do estudo da cor em património urbano e na investigação sobre revestimentos tradicionais de edifícios históricos e sua conservação (com diversos projectos JNICT e FCT). Coordenador do Mestrado em Arquitectura e do 2º Ciclo, Coordenador da Área Científica de Projecto de Arquitectura e Responsável científico pelo Grupo de Unidades Curriculares de Conservação, Restauro e Coordenador e dessa especialização no Curso de Doutoramento em Arquitectura da FAULisboa. Coordenador do Grupo de Investigação ARCH-3D do CIAUD-FAULisboa. Foi Presidente do ICOMOS-Portugal (2008-2011) sendo actualmente seu Vice-presidente. É Presidente da Mesa da Assembleia Geral e membro fundador da SPEHC - Sociedade Portuguesa de Estudos de História da Construção, 2015.

Clara Pimenta do Vale (CEAU - Faculdade de Arquitetura, Universidade do Porto)

Professora Auxiliar da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Doutora em Arquitectura pela FAUP (2012) com a tese "Um alinhamento urbano na construção edificada do Porto - O Eixo da Boavista (1927-1999) - Contributo para a História da Construção em Portugal no Século XX ". Arquitecta em profissão liberal entre 1991 e 2004. Participou em e coordenou vários projectos de arquitectura, planeamento urbano e gestão de obra. "Investigadora do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU), nos grupos Laboratório de Fabricação Digital (DFL) e Património Arquitectónico da Cidade e do Território (PACT), linha Acções de Reabilitação Arquitectónica do Património Edificado (ARAPE). Os seus actuais interesses de investigação são: Física da construção; Reabilitação de Edifícios; Sustentabilidade; História da Construção Arquitectónica – século XX; Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino; E-learning.

Rui Fernandes Póvoas (Faculdade de Arquitetura, Universidade do Porto)

Professor Associado da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Doutor em Engenharia Civil pela Universidade do Porto (1991). Director do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Diretor do programa de segundo ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Metodologias de Intervenção no Património Arquitectónico e do Curso de Estudos Avançados em Património Arquitectónico (3.º ciclo de estudos). Investigador dos Laboratórios de Fabricação Digital e do Grupo Património da Arquitectura, da Cidade e do Território do CEAU. Atualmente, os seus interesses de investigação inscrevem-se, fundamentalmente, na área da Conservação e Reabilitação de Edifícios Antigos, incidindo, em particular, no estudo do sistema construtivo e estrutural da casa burguesa do Porto, de entre os séculos XVII e XIX, visando o estabelecimento de metodologias de intervenção direcionadas para a sua reabilitação.

Vítor Cóias e Silva (GECORPA)

Engenheiro Civil (IST), membro sénior e especialista em estruturas da Ordem dos Engenheiros. Dedica‐se à área da reabilitação de edifícios e outras construções há mais de trinta e cinco anos. Foi funcionário do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, e trabalhou, depois, durante vários anos, como projectista de estruturas. Foi, durante algum tempo, docente universitário e participa, frequentemente, como convidado, em seminários e cursos de pós‐graduação no âmbito da patologia, diagnóstico e reabilitação das construções. Fundou um conjunto de empresas que operam na sua área de especialização. Juntamente com outros empresários e profissionais da mesma área fundou, em 1997, o GECoRPA – Grémio do Património, uma associação dedicada à área da reabilitação do edificado à conservação do património cultural construído. No âmbito desta associação dirige a revista especializada “Pedra & Cal”, que se publica desde 1998. Pertence a várias associações do seu campo de especialização e tem desenvolvido actividade no grupo de trabalho “ISCARSAH – International Scientific Committee for the Analysis and Restoration of the Structures of the Architectural Heritage”, do ICOMOS. Tem dirigido e participado em vários projectos de I&D relacionados com a reabilitação estrutural de construções antigas. Tem vários livros publicados sobre temas relacionados com a reabilitação e é autor ou co‐autor de várias dezenas de artigos e comunicações da mesma área.

Madalena Cunha Matos (CIAUD -Faculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa)

Professora Associada da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Doutora em Arquitetura (IST, 2000). Investigadora do CIAUD – Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa. Autora de estudos de referência, coordenadora e participante de projectos internacionais e nacionais nos domínios da arquitectura institucional em Portugal (o campus universitário, o quartel, o hospital,...); das novas morfologias (o condomínio privado,...); da produção arquitectónica do turismo, da evolução da construção, arquitecturas autorais, arquitectura e urbanismo nas ex-colónias, identidade e arquitectura. Responsável pela disciplina de História da Construção na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

João Vieira Caldas (CERIS - Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa)

Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos do Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. Doutor em Arquitetura (Instituto Superior Técnico - Universidade Técnica de Lisboa, 2007). Autor de textos de referência sobre a arquitetura vernacular e a arquitetura doméstica erudita em Portugal. Atualmente é professor de História e de Teoria da Arquitetura no Mestrado Integrado em Arquitetura do Instituto Superior Técnico, leciona no Curso de Doutoramento em Arquitetura do mesmo Instituto onde também se dedica à investigação no quadro do CERIS.

Fernanda Rollo (Instituto de História Contemporânea – Universidade Nova de Lisboa)

Professora Associada com Agregação do Departamento de História da FCSH da UNL. Doutorada em História Económica e Social Contemporânea na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2005). Vice-Coordenadora do Departamento de História da FCSH, UNL. Coordenadora da área de História Contemporânea da FCSH, UNL. Presidente do Instituto de História Contemporânea da FCSH da UNL. Coordenadora do Grupo Economia, Sociedade, Património e Inovação. Foi vogal executiva da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República (2008-2011). Autora de numerosos trabalhos de investigação que são referência nacional e internacional nos campos da História Económica e Social de Portugal e da sua relação com os grandes momentos de inovação tecnológica. Coordenadora de um grande número de projectos de investigação relacionados, entre outros com a história das obras públicas e da engenharia em Portugal, das telecomunicações, da electrificação e das barragens. Actualmente coordena, entre outros, os projectos de investigação “Atlas da Ciência em Portugal” e “APORTAR -Sines - Plataforma Multimédia de preservação da memória, descoberta do presente e projecção do futuro”. Foi coordenadora dos projectos  “Engenho e Obra. História da Engenharia em Portugal noo Século XX”, “História e Património do Grupo Portugal Telecom”, “Marconi em Lisboa”, “Organização do Património Histórico Documental da Fundação Portugal Telecom”, “História da Emigração e das Comunidades Portuguesas”, “História da Tobis Portuguesa”, “História da Ordem dos Engenheiros”, entre outros.

João Mascarenhas Mateus (CIAUD – Faculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa)

Investigador Principal FCT da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (CIAUD). Investigador Auxiliar FCT (2009-2014), no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Doutor em Engenharia Civil (IST, 2001). Realizou na Universidade La Sapienza de Rom, Itália a investigação de doutoramento sobre a utilização de técnicas tradicionais de construção de edifícios de alvenaria na actividade da conservação arquitectónica. Assistente de investigação na Katholieke Universiteit Leuven (1993-1995). Em Roma, projectou e dirigiu os trabalhos de conservação do Instituto Português e do Pontifício Colégio Português. "Cultore della materia" na Faculdade de Arquitectura Valle Giulia da Univ. La Sapienza de Roma (2002-2004). Foi coordenador técnico da candidatura da Baixa Pombalina à Lista do Património Mundial (2003-2006). Organizou em 2010 a Primeira Conferência sobre História da Construção em Portugal e foi um dos coordenadores do I Congresso da História da Construção Luso-Brasileira (2013). Fundador e vice-presidente executivo da SPEHC - Sociedade Portuguesa de Estudos de História da Construção, 2015.

Voltar ao início